sábado, 15 de maio de 2010

Gentileza Gera Gentileza


A imagem acima foi feita por uma das mais famosas figuras do Rio de Janeiro, O Profeta Gentileza.

Esse homem rodava entre o Rio de Janeiro e Niterói, com uma túnica branca e uma longa barba, pregando basicamente essa premissa: GENTILEZA GERA GENTILEZA.

Mas não é dele que vou falar nesse post. Quero falar sobre como essa premissa aplicada tem efeitos impressionantes.

Vamos a história:

Como já citei aqui anteriormente, eu trabalhei como Jovem Aprendiz em uma empresa de petróleo (tecnicamente, eu era Aprendiz de Eletrônica, mas por "motivo de força maior" - leia-se meu gerente- fui parar no Almoxarifado).

Bem, lá eu conheci Seu Mário.

Seu Mário é um mecânico, na verdade ele mais que um simples mecânico. Ele é conhecido como um melhores mecânicos da empresa.

Ele já é idoso (na verdade, eu nunca soube a verdadeira idade dele, mas eu suspeitava que ele pegasse ônibus sem pagar), mas é bem forte. (reza a lenda que um parafuso apertado por ele, só ele poderia tirar).

Sem esquecer o fato que ele está trabalhando naquela base da empresa desde 1987 (Só pra constar, eu nasci em 1989. Façam as contas...)

Além de todas essas características, ele também é conhecido por ter um gênio muito forte e nunca emprestar ferramentas.

Um dia, eu fui incumbido de uma tarefa muito interessante: Abrir, esvaziar e limpar um contêiner.

Ao me deparar com o contêiner, vi que estava trancado com cadeado e o único jeito abri-lo seria quebrando o cadeado.

(Cadeados na indústria de petróleo são considerados itens descartáveis, ou seja, é praticamente impossível ver alguém abrir um cadeado com a chave dele. Para isso usa-se dois equipamentos que abrem qualquer cadeado: Marreta e Talhadeira).


Então o meu supervisor diz:

"- Pega ali uma marreta e uma talhadeira com Seu Mário."

Logo pensei:

"- Eu não vou conseguir..."

Mas fui mesmo assim falar com ele, já pensando numa maneira de conseguir as ferramentas.

Nesse momento tive uma idéia:

"Se eu for educado e gentil, diferente das pessoas que geralmente falam com ele, talvez eu consiga."

(Nota de Esclarecimento: O Mercado de Petróleo é conhecido por ser um trabalho bruto e e ter maioria masculina em sua força de trabalho, por isso todas as relações são regadas a palavrões e ofensas do mais baixo nível).

Então ao entrar na oficina onde ele estava, fui o mais gentil possível:

"- Seu Mário, desculpa interromper o trabalho do senhor, mas o senhor poderia por favor me emprestar uma marreta e uma talhadeira pra eu abrir um contêiner ali fora"

A principio, nenhuma reação. Mas depois ele parou o que estava fazendo foi até o armário de ferramentas (que na verdade é uma sala com enormes prateleiras cheias de ferramentas) e me deu a marreta e a talhadeira.

"-Obrigado, Seu Mário" eu disse.

Durante esse tempo corrido, ele permaneceu calado.

Fiz o que tinha que fazer, devolvi as ferramentas nas mãos dele e agradeci mais uma vez.

Passado um tempo depois disso, meu contrato com a empresa terminou e eu estava no meu último dia de trabalho.

Quando estava saindo da empresa, encontrei Seu Mário no caminho e disse:

-Tô indo embora, Seu Mário.

- Saiu de vez? - disse ele.

- Sim. - respondi.

- Falou com Alex? (meu gerente) - disse ele.

- Não, mas acho que não tenho muita chance.

- Conversa com ele. Quem sabe você tem uma chance de ficar. Você é um cara bom de se trabalhar, corrente

(Corrente = parceiro, pessoa com que se pode contar)

- Obrigado, Seu Mário.

Depois disso, me despedi e só voltei a ver Seu Mário uma ou duas vezes.

Mas aquelas palavras de incentivo dele me provaram o poder de um simples ato de gentileza.


Desejo que todos os leitores (todos os 9 seguidores) deste blog possam ter esse ensinamento como parte de suas vidas.


VIDA LONGA E PROSPERA

4 comentários: